Adapar Orienta sobre Raiva dos Herbívoros em Palotina. 16/10/2017 - 16:40

A Adapar, em parceria com o Conselho de Sanidade Agropecuária (CSA) de Palotina, promoveu no último dia 05 de outubro, palestra orientativa sobre raiva dos herbívoros, no salão paroquial da localidade de São Camilo, em Palotina. A reunião contou com a presença de 75 participantes, entre produtores rurais; representantes da secretaria municipal de saúde, da vigilância sanitária, da Emater do município, professores e alunos da Universidade Federal do Paraná – UFPR, campus Palotina e médicos veterinários autônomos atuantes na região. O objetivo foi sensibilizar a todos os envolvidos sobre a importância do seu papel na prevenção e controle da raiva dos herbívoros.

O coordenador do programa de raiva na Adapar, médico veterinário Ricardo Vieira, entende que é fundamental que sejam feitas estas orientações de forma constante, pois “Cada um de nós tem responsabilidade no controle da doença e a comunicação oportuna pode evitar perdas significativas”, afirma.

Entre as principais orientações transmitidas, coube dar ênfase na necessidade de manter os animais vacinados contra a raiva e da importância de comunicar a Adapar quando houver animais caídos ou com dificuldade de locomoção. A comunicação deve ocorrer também no caso de suspeita de que algum local da propriedade possa estar servindo de abrigo para morcegos.

A raiva é uma doença fatal que acomete os animais e também o homem. Neste ano de 2017 já foram analisadas amostras de 171 animais suspeitos de raiva no Paraná, dos quais 39 resultaram positivas para a doença.

GALERIA DE IMAGENS