Ações de sanidade e qualidade são destaque da Adapar no Show Rural 2025 06/02/2025 - 12:44

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) marcará presença no Show Rural 2025, em Cascavel, com um estande dedicado à promoção da sanidade e qualidade no setor agropecuário paranaense. Sob o slogan "Sanidade e Qualidade para o Agro Paranaense", a agência apresentará suas principais ações educativas, procedimentos de trabalho e iniciativas voltadas à promoção da conservação de solos e água, da sanidade vegetal, da saúde animal e da inocuidade dos alimentos. Durante o evento, mais de 30 servidores da Adapar desenvolverão as atividades no estande e em parceria com as equipes do Sistema Estadual de Agricultura (Seagri).

Entre as ações educativas, os profissionais da Adapar focarão na importância do sistema de notificação de doenças emergenciais dos animais. Além disso, será destacada a relevância do combate à raiva dos herbívoros, por meio de vacinações e controle dos morcegos hematófagos. Haverá também estações educativas sobre brucelose e tuberculose, bem como sobre as doenças que afetam granjas suinícolas e avícolas, abordando o ciclo dessas enfermidades e os meios de enfrentamento.

Outra iniciativa importante será a divulgação do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF-PR). Serão apresentadas as vantagens da adesão de municípios e empresas ao SUSAF, destacando seu papel na expansão de mercados e na garantia da qualidade e segurança de produtos agroindustriais.

No campo da sanidade vegetal, além do estande, a Adapar atuará na conscientização sobre a deriva de agrotóxicos, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e com a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), promovendo demonstrações práticas em uma van equipada.

A Adapar também estará presente no espaço da fruticultura do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), apresentando as técnicas para o controle do greening e a certificação de boas práticas de produção, com foco em culturas como o morango. Neste espaço, os visitantes poderão observar, com lupas profissionais, o psilídeo, inseto vetor do greening que afeta os citros. Além disso, haverá uma estação composta por banners educativos desenvolvidos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), que apresentam informações adicionais sobre o ciclo de vida do inseto, permitindo maior interação e aprendizado ao público.

Também haverá exposições acerca do controle de pragas e doenças por meio de apresentações de práticas para limpeza e vistoria de implementos agrícolas, fundamentais para evitar a disseminação de problemas fitossanitários.

CERTIFICADO – A defesa agropecuária oficial do Estado também entrega o certificado de propriedade livre de Brucelose e Tuberculose para a Estância Baobá, agroindústria do município de Jaguapitã. A entrega certifica que a propriedade cumpriu o que estabelece o Plano Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal, e tem previsão para acontecer durante a programação do Seagri na feira.

REUNIÕES DOS COMITÊS DE SANIDADE – No dia 11 de fevereiro de 2025, ocorrerão na Casa do Cooperativismo as Reuniões Ordinárias do Comitê Estadual de Sanidade Suína do Estado do Paraná – Coesui/Paraná e do Comitê Estadual de Sanidade Avícola do Estado do Paraná – Coesa/Paraná, tanto pela manhã quanto à tarde. Esses encontros objetivam a discussão e alinhamento das estratégias de sanidade no setor agropecuário perante a demandas atuais.

LANÇAMENTO DA COMUNICAÇÃO VISUAL - A feira também marca o lançamento, por parte da Adapar, da nova comunicação visual, com banners institucionais, backdrops e banners temáticos concebidos a partir dos objetivos estratégicos da agência. Mais de 40 banners estarão à disposição, comunicando o posicionamento estratégico da Adapar no seguimento da sanidade agropecuária, incluindo temas como inocuidade de alimentos, preservação do solo agrícola, qualidade dos insumos agropecuários e gestão compartilhada dos programas sanitários coordenados pela Adapar.

SEAGRI NO SHOW RURAL - As ações integradas pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), com apoio da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e Adapar, incluem programas voltados para energias renováveis, agricultura familiar, sanidade agropecuária, manejo e conservação de solos, turismo rural e pecuária leiteira. Essas iniciativas estarão dispostas no Show Rural, e fortalecem o desenvolvimento sustentável do setor agropecuário e impulsionam a inovação no campo.