ADAPAR realiza dois treinamentos para a Gerência de Saúde Animal
02/12/2013 - 11:02

1ª Oficina para Padronização do Processo de Fiscalização de Insumos Pecuários


No dia 19 de novembro de 2013 foi promovida a “1ª Oficina para Padronização do Processo de Fiscalização de Insumos Pecuários” com a participação de 26 Médicos Veterinários Fiscais de Defesa Agropecuária representantes das Unidades Regionais de Sanidade Agropecuária - URS e da Sede da ADAPAR.

O objetivo da oficina foi iniciar o delineamento do processo de fiscalização de insumos pecuários, conforme o fluxograma das atividades e tarefas descritas no questionário preenchido pelas equipes em cada URS. Entre os temas abordados e debatidos com a meta de elaborar o padrão de processo operacional estavam as etapas de verificação do licenciamento e registro do estabelecimento, a fiscalização do comércio de produtos de uso veterinário, os relatórios mensais e o registro das atividades executadas.

A equipe foi dividida em grupos que trabalharam nas etapas do processo e ao final do dia apresentaram as suas contribuições. A intenção é que a partir desta metodologia seja elaborado o padrão de processo operacional – PPO da fiscalização de insumos pecuários e seus respectivos procedimentos operacionais padrão - POP, que serão implementados em todo o estado. Haverá continuidade nas oficinas para aprovação do PPO e elaboração dos POPs no primeiro semestre do ano de 2014, conforme cronograma do projeto de padronização da fiscalização de insumos pecuários.

Oficina Piloto para Implantação dos Novos Formulários de Investigação Epidemiológica


Nos dias 20 e 21 foi realizada a Oficina Piloto para "Implantação dos Novos Formulários de Investigação Epidemiológica" com a participação de 43 Fiscais de Defesa Agropecuária da ADAPAR - FDA (da sede, CDME e das regionais), 10 Assistentes de Fiscalização e 5 Assistentes Administrativos das Regionais de Curitiba e Paranaguá, 4 Fiscais Federais Agropecuários da Superintendência Federal do MAPA no Paraná, com a colaboração como instrutora da Médica Veterinária Fiscal Federal de Defesa Agropecuário, Chefe do Serviço de Análise Epidemiológica do DSA/MAPA, Márcia Letícia P. Mourão.

Durante os dois dias foram apresentados os novos documentos que servirão de guia de atendimento às suspeitas ou focos de doenças dos animais especialmente daquelas enfermidades alvo da síndrome vesicular, nervosa, hemorrágica dos suínos, nervosa e respiratória das aves, respiratória dos equinos e encaminhamento de amostras a laboratórios oficias. Como atividade prática os participantes foram divididos em grupos e transcreveram os documentos antigos das síndromes mencionadas, nos novos formulários e os apresentaram para o grupo de forma a fixar o aprendizado.

Para o ano de 2014, está prevista a mesma sistemática nos regionais para que todos sejam treinados e o seu uso efetivo aconteça paulatinamente até março de 2014. A primeira oficina regional está prevista para o próximo dia 10 de dezembro de 2013 da Unidade Regional de Sanidade de Cascavel, com a oficina organizada pelo FDA Juliano Moura Silva, que foi previamente instruído na oficina piloto de Curitiba.

Matéria elaborada por Mariana F. Ricciardi - Médica Veterinária FDA – GSA e Maria do Carmo Pessôa Silva MV, FDA/GSA.

GALERIA DE IMAGENS