ADAPAR realiza curso de capacitação para médicos veterinários em Londrina 19/11/2014 - 14:50

Entre os dias 17 e 28 de novembro, 140 fiscais de defesa agropecuária da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná participarão, em Londrina, de capacitação técnica para vigilância em doenças vesiculares e prevenção da febre aftosa.
O curso é uma realização da ADAPAR e conta com recursos disponibilizados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento – MAPA, por meio de convênio assinado entre as duas instituições.
O treinamento está sendo ministrado pelo Fiscal Estadual Agropecuário Marcio Alex Petro, da Agência de Defesa Agropecuária de Rondônia – IDARON. O treinamento está sendo dividido em uma parte teórica e outra prática.
Entre os objetivos da capacitação figura a promoção do alinhamento do plano estadual de erradicação da febre aftosa com as diretrizes do programa nacional, com vistas ao fortalecimento da cooperação técnica e do aprimoramento da capacidade de diagnóstico e dos mecanismos de prevenção.
O Paraná é reconhecido como zona livre de febre aftosa com vacinação e busca evoluir para a condição de zona livre sem vacinação. Para tanto, constituem desafios a manutenção, em permanente atividade, dos sistemas de prevenção do reingresso da infecção e dos mecanismos de alerta e de resposta precoce, bem como dos planos de contingência para emergências, temas abordados no treinamento.

GALERIA DE IMAGENS