ADAPAR promove capacitação para os 40 Fiscais de Defesa Agropecuária que fiscalizam a inspeção de produtos de origem animal. 23/04/2015 - 14:10

Está em andamento a capacitação dos 40 Fiscais de Defesa Agropecuária (FDA) que atuam na Gerência de Inspeção de Produtos de Origem Animal – GIPOA, em cumprimento a uma das metas do convênio firmado entre Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – MAPA e a ADAPAR. O objetivo principal é a harmonização dos procedimentos e critérios de inspeção sanitária entre as instâncias central e intermediária, respeitando os preceitos estabelecidos na IN 36 de 20 de julho de 2011 do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA)

Os FDA foram divididos em três turmas de treinandos. As duas primeiras turmas foram direcionadas para a região de Ponta Grossa, para os períodos de 06 a 10 e 13 a 17 de abril de 2015 e, a terceira turma para o Município de Cascavel, cujo treinamento está previsto para junho próximo. O curso, ministrado pelos Fiscais Federais Agropecuários do MAPA, tem enfoque nos autocontroles das indústrias de produtos de origem animal e análise de rotulagem, composto por parte teórica e prática, sendo as práticas através de visitas a estabelecimentos com inspeção federal localizados nos municípios de Castro, Carambeí e Cascavel. A atualização ainda possibilitará o atendimento aos Arts. 77, 78 e 79, Seção XIX – Da Formação Pessoal, do Decreto Federal nº 5.741 de 30 de março de 2006.

Segundo o gerente de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Adapar, Carlos Henrique Siqueira Amaral, ao término da capacitação os participantes terão obtido conhecimento sobre os delineamentos atuais da GIPOA em relação ao SUASA - SISBI/POA, melhoria na fiscalização dos autocontroles implantados, na fiscalização da inspeção realizada nos estabelecimentos registrados e melhoria nos conhecimentos sobre rotulagem de produtos de origem animal.