ADAPAR participa do Encontro de Avicultura Familiar em Laranjeiras do Sul - PR 19/03/2013 - 15:20

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná – ADAPAR participou no dia 15 de março de 2013 no Cine Teatro Iguassu, em Laranjeiras do Sul do 1º Encontro dos Municípios do Programa de Avicultura Familiar do Estado do Paraná.
 
 

O evento iniciou com Marcos Bertoli do Instituto GloboAves que fez um explanação sobre o Programa de Avicultura Familiar – PAF que está se desenvolvendo no Estado do Paraná.

O Diretor Presidente da ADAPAR Inácio Afonso Kroetz falou sobre a importância da sanidade agropecuária, independente da categoria de exploração avícola. Segundo Kroetz, "independentemente da dimensão do empreendimento, os requisitos sanitários devem ser cumpridos para que os riscos sejam evitados para toda a avicultura do Estado. Somos um Estado livre da doença de Newcastle na avicultura comercial e nunca registramos um caso sequer de Influenza Aviária no país, somente citando duas das mais importantes doenças de impacto econômico na avicultura. A importância social e econômica da avicultura paranaense foi ressaltada e o cunho social do PAF igualmente".
 
 

A Fiscal de Defesa Agropecuária da ADAPAR com ênfase em reprodução avícola Odete Volz Medeiros tratou sobre normas, instruções, legislação, cadastros e formulários exigidos para a implantação de aviários para que se reduza o risco de contaminação. Ressaltando que os aviários de reprodução do PAF passaram por todo o trâmite legal e estão de acordo com a legislação sanitária vigente.
 
 

A Supervisora Regional da ADAPAR Ana Paula Moser relatou a situação atual da avicultura da região e esclareceu sobre os trâmites a serem realizados na região para os municípios que assinaram o termo de adesão ao PAF, incluindo a responsabilidade ambiental que deve ser adotada pelos produtores.
 
Após o Médico Veterinário Assessor Técnico da ADAPAR Horácio Slongo, palestrou sobre a importância da inspeção de produtos de origem animal e sobre o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SISBI, esclarecendo sobre a legislação da inspeção sanitária, higiênica e tecnológica de alimentos.
 

Ainda no evento que contava com a presença, entre outros, de prefeitos e secretários municipais de agricultura foi apresentado pelo Coordenador Estadual do Programa de Fortalecimento dos Conselhos Municipais de Sanidade Agropecuária – CSA, a importância destes conselhos para os municípios do ponto de vista da sanidade agropecuária estadual. Após apresentar a importância destes conselhos deixou uma mensagem aos prefeitos e secretários municipais de agricultura como implantar os CSA's em seus municípios e disponibilizou toda ajuda necessária, que couber a ADAPAR, para que haja o bom funcionamento destes conselhos em seus municípios.
 
 


A ADAPAR estava representada no evento, pela Diretoria, Assessor, Coordenador, Supervisor Regional e pelos Fiscais de Defesa Agropecuária da região.

 
 

 

Da direita para a esquerda: Josieno Mendes Pereira - Fiscal de Defesa Agropecuária; Inácio Afonso Kroetz - Diretor Presidente da ADAPAR; Odete Volz Medeiros - Fiscal de Defesa Agropecuária; Horácio Slongo - Assessor Técnico da ADAPAR; Ana Paula Moser - Supervisora Regional da ADAPAR; Silmar Pires Bürer - Chefe de Gabinete da ADAPAR e Claudinei Pedroso Ribas - Coordenador do Programa de Fortalecimento dos CSA's.

 

GALERIA DE IMAGENS