ADAPAR participa de Reunião na Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná 11/04/2013 - 12:00
A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná – ADAPAR, dando continuidade à execução ao Programa de Fortalecimento dos Conselhos Municipais de Sanidade Agropecuária - CSA, realizou reunião no dia 05 de abril de 2013 na Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná - AMSOP, em Francisco Beltrão.
O objetivo da reunião foi sensibilizar as autoridades locais, principalmente os Secretários Municipais de Agricultura, para que se conscientizem e conheçam os diversos benefícios que podem obter para suas localidades com o bom funcionamento dos CSA’s.
A reunião se iniciou com a apresentação do Coordenador de Fortalecimento dos Conselhos Municipais de Sanidade Agropecuária da ADAPAR, Claudinei Ribas que expôs a situação dos CSA’s da região e os procedimentos a serem adotados para que haja a revitalização e o fortalecimento destes conselhos nos municípios. Após a apresentação houve questionamentos dos participantes, que interagiram e demonstraram bastante interesse pelo assunto abordado, sendo esclarecidos as dúvidas levantadas.
Também na reunião foram discutidos outros assuntos, como informações sobre a Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa, na qual o Fiscal de Defesa Agropecuária – FDA da ADAPAR Marcos Santolin, esclareceu dúvidas sobre início e término da campanha, a faixa etária dos animais a serem vacinados, cuidados a serem tomados com a conservação das vacinas, o prazo de comprovação de vacinação perante a ADAPAR, entre outros questionamentos.
Posteriormente o FDA da ADAPAR Eduardo Portelinha, falou a respeito da Lei Estadual nº 17.476, que trata da segunda etapa da destinação final de BHC (Hexaclorobenzeno) e outros agrotóxicos obsoletos e proibidos, orientando que a auto declaração que isenta o declarante de quaisquer sanções cíveis, penais ou administrativas relacionadas à presença destes produtos em sua propriedade, deve ser realizada até o prazo de 15 de agosto de 2013. E ainda o FDA da ADAPAR Paulo Marques tratou de assuntos gerais com relação a defesa agropecuária e relatou o trabalho que vem sendo realizado na região pela ADAPAR.
Por fim o Chefe de Núcleo da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento – SEAB, Neri Munaro orientou ao público presente sobre assuntos como o Programa de Fertilidade do Solo e ajustou algumas pendências a respeito da Via Tecnológica do Leite.
Todos esses assuntos foram abordados junto à apresentação do CSA, demonstrando a importância e como estes conselhos podem contribuir em todas as questões técnicas levantadas. O CSA é a sociedade civil organizada apoiando e demando dos setores envolvidos com a agropecuária.
Segundo Claudinei Ribas “essas reuniões são importantíssimas e dão um retorno muito bom”. Parabenizou a organização e o trabalho que vem sendo desenvolvido na região Sudoeste do Paraná. “A ADAPAR está realizando reuniões por todo o Estado e a região sudoeste, através da Associação de Secretários Municipais de Agricultura, sabendo destas reuniões demandou imediatamente para que a mesma acontecesse na região. Isso demonstra a seriedade do trabalho e a importância que dão a defesa agropecuária e a atividade como um todo na região”.
A ADAPAR disponibiliza toda a ajuda necessária, que couber a esta agência, para que haja o bom funcionamento destes conselhos em seus municípios e tem por meta realizar essas reuniões de sensibilização, junto aos Secretários Municipais de Agricultura, em todas as suas 21 Unidades Regionais de Sanidade Agropecuária, distribuídas pelo Estado.
Sobre a AMSOP
A Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná - AMSOP é composta por 42 municípios, sendo eles: Ampére, Barracão, Boa Esperança do Iguaçu, Bom Sucesso do Sul, Bom Jesus do Sul, Bela Vista do Caroba, Capanema, Chopinzinho, Clevelândia, Coronel Vivida, Cel. Domingos Soares, Cruzeiro do Iguaçu, Dois Vizinhos, Enéas Marques, Flor da Serra do Sul, Francisco Beltrão, Honório Serpa, Itapejara do Oeste, Mangueirinha, Manfrinópolis, Mariópolis, Marmeleiro, Nova Esperança do Sudoeste, Nova Prata do Iguaçu, Pato Branco , Pérola do Oeste , Palmas, Pinhal de São Bento, Planalto, Pranchita, Realeza, Renascença, Salgado Filho, Salto do Lontra, Santa Izabel do Oeste, Santo Antonio do Sudoeste, São João, São Jorge do Oeste, Saudade do Iguaçu, Sulina, Verê e Vitorino.