A Adapar

Missão, Visão e Valores | Mapa Estratégico | Histórico | Lei de Criação | Planejamento e Desenvolvimento | Perguntas e Respostas

Missão, Visão e Valores

Missão: Promover a saúde animal, a sanidade vegetal, a inocuidade dos alimentos, a conformidade do comércio e uso de insumos
agropecuários, o uso adequado do solo agrícola, com responsabilidades compartilhadas entre as partes interessadas,
em benefício da sociedade.

Visão: Consolidar-se como instituição de excelência em defesa agropecuária.

Valores: Comprometimento, Cooperação, Credibilidade, Efetividade, Ética, Imparcialidade, Inovação, Qualidade, Responsabilidade,
Sustentabilidade e Transparência.

 

Mapa Estratégico

 

INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO 2023-2027

 

Seminário ADAPAR - Um Olhar para o Futuro

Outra ação de planejamento e inovação da Adapar foi a realização do Seminário Adapar - Um Olhar para o Futuro, realizada de 25 a 27 de setembro de 2023, em Londrina. 

O seminário teve como fundamento o Plano de Governo do Estado e respectivos eixos temáticos, aprofundados na reunião dos Gestores do sistema SEAGRI, realizada em Londrina, em novembro de 2022.

O evento, realizado em parceria com a Centrais de Abastecimento S.A (Ceasa-PR), Unicentro, Instituto Interamericano para Cooperação Agrícola (IICA) e o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), contou com a participação de 142 servidores da Agência, representantes de todos os cargos, funções e níveis hierárquicos, que discutiram o futuro da Agência por meio de desafios e oportunidades relacionadas a eixos temáticos alinhados ao Plano de Governo (2023 -2026), além de temas administrativos e financeiros da Adapar.

Na metodologia do Seminário, os servidores formaram 10 equipes para construção de soluções, utilizando o Canvas de desafios e oportunidades e a dinâmica “Café do Mundo” (The World Café), permitindo a colaboração de todos os servidores na proposição das soluções.

Na atividade final, as equipes apresentaram 48 soluções a todos os participantes.

Clique no link abaixo para acessar o relatório do Seminário Adapar- Um Olhar para o Futuro.

Seminário Adapar - Um Olhar para o Futuro

Relatório Seminário Adapar Um Olhar para o Futuro

 

Plano Plurianual do Estado do Paraná (PPA 2024-2027)

O PPA do Estado do Paraná é o instrumento de planejamento governamental que organiza e define a estratégia de atuação da Administração Pública Estadual, para quatro anos, contados a partir do segundo ano do mandato do governador até o fim do primeiro ano de seu sucessor.

O Plano estabelece objetivos e metas da administração pública, direta e indireta, com os programas de manutenção e expansão das ações do governo, observando as políticas sociais. Também orienta a preparação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).

A criação do plano e das leis está prevista no artigo 165 da Constituição Federal, para garantir condições favoráveis à correta aplicação dos recursos públicos.

No período de março a setembro de 2023, servidores da Seab e Vinculadas (Adapar, Ceasa e IDR) elaboraram o Programa Desenvolvimento Rural, Cidadania e Segurança Alimentar. Entre outros, são objetivos do programa:

  • Ampliar o acesso a alimentos em quantidade e qualidade adequadas à população paranaense
  • Promover a sanidade agropecuária nas cadeias produtivas
  • Promover o uso sustentável dos recursos naturais nas atividades agropecuárias

Clique no link abaixo para conhecer os indicadores do Programa.

Indicadores do Programa Desenvolvimento Rural, Cidadania e Segurança Alimentar.

Entre as Ações Orçamentárias do Programa está a Defesa Agropecuária -  ADAPAR, com a finalidade de planejar, coordenar e executar a Política Estadual de Defesa Agropecuária, por meio de normatização, fiscalização, inspeção, vigilância, registros, cadastros, certificações, capacitação e demais atividades inerentes à defesa agropecuária, promovendo a inocuidade alimentar e a sanidade das culturas agrícolas e rebanhos animais.

Clique no link abaixo para conhecer as entregas da Adapar.

Entregas do PPA 2024-2027.

PPA 2024-2027

PLOA 2024

 

Plano Plurianual do SUASA (2023-2027)

O PPA SUASA é a peça de planejamento do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária – SUASA, que estabelece os objetivos e metas da Defesa Agropecuária, para o período de cinco anos, no âmbito federal e estadual.

O Plano declara as prioridades pactuadas entre a Secretaria de Defesa Agropecuária (DAS) e os Órgãos Estaduais de Sanidade Agropecuária – OESA e contribui para viabilizar os objetivos estratégicos do Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPA. Além disso, organiza os Programas de Defesa Agropecuária de forma a subsidiar a elaboração dos Planos Plurianuais - PPA dos governos federal, estaduais e distrital buscando alinhamento intergovernamental e melhor desempenho da Defesa Agropecuária em benefício da sociedade brasileira. O PPA-Suasa não se sobrepõe nem substitui os Planos Plurianuais dos governos.

A implementação do PPA SUASA teve a coordenação do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), por meio de Projeto Piloto, iniciado em fevereiro de 2022, com a participação da Adapar, ADAB (BA), Agrodefesa (GO), IMA (MG), ADERR (RR) e CDA (SP). O projeto foi fundamentado na metodologia “Objetivos e Resultados-Chave (OKR).

Participaram do projeto piloto Gerentes, Coordenadores e Assessores da Adapar. Como resultado, foi elaborado o Plano de Defesa Agropecuária do PR, para o período 2023-2027, formalizados por meio da Portaria nº 161/2023.

Clique no link abaixo para conhecer mais a respeito do PPA SUASA.

Plano Plurianual do SUASA.

Clique no link abaixo para acessar o Programa de Defesa Agropecuária PR, do PPA SUASA PR.

Portaria Adapar n° 161/2023.

 

Programa de Integridade e Compliance

O Programa de Integridade e Compliance foi instituído na Administração Pública Estadual por meio da Lei nº 19.857/2019, regulamentada pelo Decreto nº 2.902/2019.

São alguns dos objetivos do programa: a adoção de princípios éticos e normas de conduta; o aperfeiçoamento da estrutura de governança pública e de gestão de riscos e os controles; o fomento à inovação e adoção de boas práticas de gestão pública.

A Controladoria-Geral do Estado do Paraná (CGE/PR) é responsável pelas diretrizes de implementação nos órgãos e entidades.

Na Adapar, o programa está na fase de implementação, tendo sido realizadas as seguintes etapas e atividades:

207 entrevistas virtuais, com 574 servidores de todas as unidades e níveis hierárquicos, para identificação dos principais riscos e vulnerabilidades da Agência;

classificação dos 49 riscos  identificados (níveis: baixo, médio, alto e crítico);

Atualmente o programa está na etapa de validação das medidas de mitigação (planos de ação) para os 35 riscos de níveis alto e crítico, e definição de quais riscos farão parte do plano estratégico da Adapar. Entretanto, todos os riscos serão mitigados por meio de planos de ação.

Clique no link abaixo para conhecer o status do Programa de Integridade e Compliance na Adapar e Órgãos do Poder Executivo do Paraná (a ser atualizado).

Status do Programa de Integridade e Compliance

 

Planos de Ação Seminário Thinking ADAPAR – UNICENTRO

O Programa Gestão de Desempenho por Competências foi instituído na Adapar por meio da Portaria nº 201/18, como forma de assegurar resultados de alta performance, possibilitando o aprimoramento dos servidores, o reconhecimento de esforços individuais com práticas de meritocracia e o desenvolvimento das suas carreiras.

Entre as etapas do programa estão a capacitação dos servidores, por meio da participação no curso de extensão a distância “Gestão de Desempenho por Competências”, em parceria com a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

Ao final do curso, os participantes elaboraram planos de intervenção, os quais foram apresentados no Seminário Thinking. Os planos são operacionalizados pelas equipes de servidores, para desenvolver soluções de problemas relacionados às competências organizacionais, quais sejam:

programação de atividades; supervisão de equipes; avaliação de resultados; clima organizacional; trabalho em rede e comunicação.

 

Histórico

O Paraná com os seus solos, sua gente e seu trabalho sempre demonstrou vocação para a produção agrícola, ao longo da história. Os ciclos da erva mate, da madeira, do café e do algodão, são substituídos na década de 70 pelas pastagens com bovinos e lavouras de milho e soja, que se transformam em produção de suínos e aves que alimentarão paranaenses, brasileiros, pessoas e povos de diferentes regiões do mundo.
Para apoiar de forma adequada a sua vocação agropecuária, foi criada, em 1944, a Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, cuja reforma em 1976, criou o Departamento de Fiscalização (DEFIS) para atender, especificamente, as questões ligadas à defesa sanitária animal e vegetal.

Criado para atender demandas, quase que exclusivamente para o mercado estadual e nacional, o DEFIS se esforçou nas décadas seguintes incorporando dezenas de programas, projetos, profissionais e metodologias para atender o setor agropecuário, agora já focado no mercado internacional, cada vez mais exigente.

O setor agropecuário do Paraná se mobilizou para a criação, em 1995, do Fundo de Desenvolvimento da Agropecuária do Estado do Paraná – FUNDEPEC/PR, que atualmente tem mais de R$ 70 milhões (setenta milhões de reais) em caixa para fazer frente a possíveis situações de saneamento em emergências sanitárias.

Em 1997 foi criado o Conselho Estadual de Sanidade Agropecuária – CONESA, como fórum de discussões entre governo e iniciativa privada para as questões da sanidade agropecuária.

Em março de 2010, o setor privado, de forma organizada, solicitou aos candidatos ao Governo do Paraná, a criação de uma entidade nova, com estrutura moderna e ágil para executar a sanidade agropecuária no Paraná.

Em 20 de dezembro de 2011, o Governo do Estado do Paraná criou a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná – ADAPAR, por meio da Lei Estadual nº 17.026, vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná – SEAB. A ADAPAR é uma entidade autárquica dotada de personalidade jurídica de direito público, com patrimônio e receitas próprios e autonomia administrativa, técnica e financeira que efetivamente iniciou seus trabalhos com a posse de sua Diretoria aos 07 de maio de 2012.
 

Lei de Criação, Regulamento e Regimento Interno

 

Repasses ou Transferências de Recursos

Relatório da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná