Equinos - Programa de Vigilância e Prevenção de Doenças dos Equídeos

AIE: A anemia infecciosa equina (AIE) é uma doença viral de notificação obrigatória e de extrema importância para a equideocultura, não só pelo no aspecto sanitário, mas também pelo valor zootécnico, esportivo, de trabalho e econômico da atividade. A doença pode levar a morte os equídeos, mas muitos animais se tornam portadores assintomáticos, sendo disseminadores em potencial. A transmissão pode ocorrer pelo compartilhamento de agulhas, sondas, arreios, esporas e diversos utensílios que possam ser contaminados por sangue, além da transmissão mecânica por vetores como a mutuca e mosca de estábulo. O vírus, uma vez instalado no organismo do animal, nele permanece por toda a vida mesmo quando não manifestar sintomas. Não há tratamento ou vacina para AIE. O produtor só deve permitir a entrada de animais na propriedade com GTA e apresentação dos exames, apenas participar de eventos esportivos fiscalizados e realizar controle de vetores. Os testes positivos devem ser comunicados imediatamente!

MORMO: O mormo é uma zoonose infectocontagiosa causada pela bactéria Burkholderia mallei que acomete primeiro os equídeos (cavalos, burros e mulas) e pode ser transmitida eventualmente a outros animais e ao ser humano. A doença é transmitida a humanos pelo contato com animais infectados. Os testes positivos devem ser comunicados imediatamente a Adapar!

Encefalomielite Equina (informe)

Finalidade

Estabelecer e executar medidas de prevenção e controle, visando a sanidade do rebanho equídeo (equinos, asininos e muares) do Paraná, em conformidade às normas estabelecidas no Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos.

Fichas Técnicas

Anemia Infecciosa Equina - AIE

Mormo

Ações desenvolvidas

  • Orientação a produtores rurais;
  • Controle da participação dos equídeos em eventos agropecuários;
  • Controle do trânsito de equídeos;
  • Diagnóstico e controle de enfermidades no rebanho, principalmente Anemia Infecciosa Equina, Mormo e Encefalomielite Equina.

Nota Técnica

NT 003/2020 - GSA - Mormo

NT 004/2020 - GSA - Mormo

Lista fornecedor UE

Lista de estabelecimentos fornecedores de equídeos para abate destinado à União Europeia - UE.

 

Modelo Requisição e Resultado de Diagnóstico de Anemia Infecciosa Equina – AIE

Novo modelo Requisição e Resultado de Diagnóstico em Word e em PDF de Anemia Infecciosa Equina – AIE

Habilitação mormo

Habilitação na Adapar para realização de colheita e envio de material visando diagnóstico laboratorial de mormo no estado do Paraná

Portaria 119/2018 e anexos - Dispõe sobre a habilitação de médicos veterinários para colheita e envio de amostras para diagnóstico laboratorial de mormo, no âmbito do Estado do Paraná.

Informe Mensal de Habilitados - MORMO - *os informes devem ser preenchidos pelos médicos veterinários habilitados até o quinto dia do mês subsequente.

*Observação: A entrega do "Informe Mensal de Habilitados - MORMO" encontra-se temporariamente SUSPENSA!

Mormo: Entenda as novas regras para trânsito de equideos

Legislação

Legislação Específica

Contato

Programa de "Vigilância e Prevenção de Doenças dos Equídeos"
41 3313-4063