Raiva dos Herbívoros - Programa de Profilaxia e Controle

A raiva é uma doença provocada por vírus que afeta o sistema nervoso central e não tem cura. Considerada uma das zoonoses de maior importância em saúde pública, não só por sua evolução drástica e letal, como também por seu elevado custo social e econômico.

Pode acometer todos os mamíferos, inclusive os seres humanos e, a transmissão ocorre pelo contato com a saliva do animal contaminado, sendo que o principal transmissor para os herbívoros é o morcego hematófago (vampiro).

Os sinais nervosos mais comuns nos herbívoros são: Isolamento, salivação, incoordenação motora, paralisia de membros traseiros, movimentos de pedalagem, entre outros. Os animais doentes morrem, em geral, 3 a 7 dias após o início dos sinais clínicos.

Sinais nervosos nos herbívoros devem ser comunicados imediatamente a Adapar!

Finalidade

Estabelecer e executar medidas de prevenção e controle da raiva transmitida pelos morcegos hematófagos (Desmodus rotundus) aos animais herbívoros domésticos e ao próprio homem.

Ações desenvolvidas

  • Orientação a produtores rurais na prevenção da raiva transmitida por morcegos hematófagos;
  • Controle de colônias de morcegos hematófagos;
  • Vacinação de animais herbívoros em áreas estratégicas;
  • Diagnóstico da raiva.

Outras informações

Formulários

Encaminhamento de amostras de Sistema Nervoso Central a partir de 2016 - FORM SN (versão dezembro/2015) e Instrutivo de Preenchimento .

Material de divulgação

Folder Raiva

Legislação

Legislação Específica

Contato

Programa Estadual de "Controle da Raiva, EEB e Bem-Estar Animal"
Fiscal de Defesa Agropecuária Médica Veterinária Elzira Jorge Pierre - Tel.: (41) 3313-4064