Biologia Molecular

Como enviar amostras para Análise Molecular | Formulários | Taxas, Prazo e Tipo de Amostra | Esclarecimentos Adicionais

Conheça os novos ensaios disponibilizados!

Como enviar amostras para Análise Molecular

Amostras para Biologia Molecular Vegetal

Folhas de Citros e Murta

A amostra deve ser enviada em embalagem adequada (saco plástico resistente acomodado em caixa isotérmica ou outros), com identificação compatível com a requisição de exames.

Espécies e/ou variedades diferentes devem ser acondicionadas em embalagens individualizadas (amostras diferentes).

Não enviar amostra seca (desidratada), oxidada ou em estagio de decomposição.

Amostra para ensaio de praga regulamentada deve seguir os padrões determinados em normativas, quando estes estão estabelecidos.

Amostras para Biologia Molecular Animal

Para garantir um diagnóstico acurado, é importante coletar a amostra biológica correta e no momento certo. Ela deve refletir o sistema envolvido na suspeita clínica e deve ser coletada durante a fase da infecção aguda, quando a concentração é máxima. É importante seguir os passos abaixo a fim de coletar a amostra apropriada para o ensaio.

Amostras provenientes da Vigilância Ativa em Aves: devem chegar refrigeradas, ou em gelo seco, lacradas, com identificação do lote e acompanhadas de Formulário de Colheita e Envio Material ao Laboratório para Vigilância Ativa em Aves – PNSA.

- Swabs traqueais e cloacais devem ser acondicionados em meio de transporte adequado, descritos no Plano de Contingencia para Influenza Aviária e Doença de Newcastle na proporção de 1 swab/mL embalados individualmente ou em pool de no máximo 10, desde que, de traqueia e cloaca separadamente.

- Utilizar apenas swabs com haste plástica de nylon flocado, poliéster não flocado, espuma de poliuretano ou rayon.

- Não congelar os swabs no momento da coleta ou envio, a menos que seja em nitrogênio, gelo seco ou ultrafreezer,

Amostras refrigeradas devem chegar ao laboratório em até 96 horas em temperatura igual ou inferior a 8ºC, períodos maiores requerem congelamento em ultrafreezer, não congelar em freezer.

Outras amostras para Biologia Molecular animal:

Swab nasal:  Coletar de cada narina separadamente e colocar em 1-2 ml de solução salina estéril ou meio de transporte. Nunca devem ser enviados swabs secos.

Sangue total:  Coletar em tubo estéril com EDTA, não usar tubo com heparina.

Líquor: Coletar em tubo estéril, remover qualquer contaminação com eritrócitos e congelar.

Sêmen: Coletar em frasco estéril ou palheta, resfriar imediatamente.​

Tecidos: Amostras de pulmão, baço, rim, fígado, placenta, entre outros, colocar 1-2 gramas de tecido em frasco estéril ou bolsa plástica com uma pequena quantidade de solução salina estéril ou meio de transporte. Fragmentos de órgãos devem ser embalados individualmente para evitar contaminação cruzada.

Conteúdo estomacal: Coletar em seringa ou tubo estéril.

Amostras para Leptospirose: nos quadros agudos da doença, amostras de sangue total com EDTA podem ser colhidas durante pico febril. Para quadros crônicos, amostras de urina podem ser colhidas após promoção da diurese, fornecendo água alcalina. Fragmentos de rim e fígado de animais necropsiados. Para casos de aborto, colher o conteúdo do abomaso fetal em seringa estéril e fragmentos de órgãos que devem se enviados separadamente refrigerados.  

*Nota: Amostras de Sistema Nervoso Central com sinais neurológicos provenientes do Paraná devem ser encaminhadas inicialmente para diagnóstico de raiva, entrar em contato com Unidade Local de Sanidade Agropecuária (ULSA) mais próxima. Amostras de outras unidades federativas, sob consulta. Somente as amostras com resultado negativo para raiva serão processadas para os diagnósticos diferenciais.

Considerações Adicionais

A quantidade de amostra deve ser suficiente para realização do(s) ensaio(s) solicitado(s).

Na colheita e transporte de amostras biológicas obedecer rigorosamente as normas de biossegurança, uma vez que estes espécimes devem ser sempre considerados como potencialmente contaminados. Igualmente, é essencial manter cuidado na identificação.

Utilizar caixa isotérmica resistente e compatível com a quantidade de amostra, e gelo reciclável suficiente para manter a temperatura refrigerada até a chegada no laboratório.

Remeter a documentação anexa e fora da caixa isotérmica.

A requisição de exames deve conter informações sobre a amostra suficientes para a realização do(s) ensaio(s) solicitado(s); quando possível preencher todos os campos da requisição de exames, de forma legível e sem rasuras, não esquecendo de assinar e datar a requisição.

Se a amostra for enviada via transportadora ou correio, encaminhar de modo que chegue ao laboratório até sexta-feira; evitar o envio de amostra de forma que possa ficar retida em condições inadequadas de armazenamento em decorrência de feriado e final de semana.

As informações acima se restringem ao acondicionamento e envio de amostra, não são recomendações de coleta e amostragem.

Formulários

Requisição de Exames - Área Animal

Requisição de Exames - Área Vegetal

Taxas, Prazo e Tipo de Amostra

*novo*

Tabela de taxas, prazo e tipo de amostra da Área Animal e da Área Vegetal

Esclarecimentos Adicionais

Esclarecimentos adicionais podem ser feitos por telefone: 41-3778-6400 ou por e-mail:

Animal:

Mara Eliza Gasino Joineau - mgasino@adapar.pr.gov.br, Maria Constanza Rodriguez - mariaconstanza@adapar.pr.gov.br, Patrícia Sayuri Murakami Suzuki - patriciamurakami@adapar.pr.gov.br, Maria Aparecida de Carvalho Patrício - macpatricio@adapar.pr.gov.br

Vegetal:

Neide Cristiane Cavalli - neidecavalli@adapar.pr.gov.br, Roberta Marise Scremin - robertascremin@adapar.pr.gov.br