Gerência de Inspeção de Produtos de Origem Animal - GIPOA

A Gerência de Inspeção de Produtos de Origem Animal - GIPOA coordena o Serviço de Inspeção do Paraná-SIP/POA, sendo responsável pelo registro e fiscalização das empresas que produzam matéria prima, manipulem, beneficiem, transformem, industrializem, preparem, acondicionem, embalem produtos de origem animal (carne, leite, pescado, ovos e mel) e que fazem a comercialização intermunicipal (dentro do Estado do Paraná).

Fiscal de Defesa Agropecuária Médica Veterinária Mariza Koloda Henning - Tel: (41) 3313-4079

Finalidade

Promover a manutenção e a preservação da qualidade higiênico sanitária e tecnológica na obtenção, elaboração, manipulação, envase, transporte e conservação dos produtos de origem animal.

Área de Atuação

• Manutenção e ampliação do SUASA/SISBI-POA no Paraná.

• Execução de auditorias e supervisões dos estabelecimentos registrados sob a chancela do SIP/POA.

• Normatização e regulamentação da inspeção higiênico sanitária e tecnológica de produtos de origem animal.

• Normatização e regulamentação da construção, reforma e reaparelhamento de estabelecimentos de produtos de origem animal.

• Fiscalização e inspeção de estabelecimentos registrados sob a chancela do SIP/POA:

→ matadouros de bovinos, bubalinos, suínos, caprinos, ovinos, aves, coelhos, rãs;

→ estabelecimentos de produtos cárneos, de leite e derivados, de peixes e produtos da pesca, de ovos e derivados, de produtos apícolas, e de produtos não comestíveis.

Serviços

• Orientação técnica e documental aos interessados em obter registro no SIP/POA.

• Vistorias em terrenos, estabelecimentos pré-existentes e em construção.

• Análise de projetos industriais.

• Registro de estabelecimentos de produtos de origem animal.

• Registro de produtos de origem animal.

• Controle da inspeção higiênico sanitária e tecnológica dos estabelecimentos e produtos de origem animal.

• Ações cautelares de interdição, suspensão, apreensão, e destruição de produtos impróprios para o consumo visando a proteção da saúde pública.

• Coleta de amostras oficiais de produtos de origem animal.

• Dados estatísticos, nosográficos, produção e comercialização.

• Ações de combate a clandestinos.

Relatório Anual da Gerência de Inspeção de Produtos de Origem Animal

Você sabe a diferença entre os serviços de inspeção?

Conheça aqui as diferenças entre os selos SIM, SIP, SIF e SISBI

SUASA/SUSAF/PR

Respostas às perguntas frequentes acerca do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte

Manual, Legislação e outras informações

Carta Conjunta ao setor lácteo do Paraná:

Esclarece sobre normativas que regem sobre a qualidade do leite e apresenta plano de trabalho

Perguntas e respostas referentes às Instruções Normativa Nº 76/2018 e 77/2018

Informações Técnicas GIPOA

Instrução Técnica GIPOA nº 001/2019 - recepção de mel previamente extraído pelo produtor.

Informações Técnicas

Informação Técnica 01/10/19 - Implantação do Selo ARTE no Estado do Paraná