Operação conjunta para a fiscalização do trânsito agropecuário 07/12/2020 - 11:56

Nos dias 29 e 30 de novembro e 1° de dezembro foi realizada pela Adapar em parceria com a Polícia Rodoviária Estadual e a Policia Militar uma operação conjunta para coibir o trânsito irregular de animais, produtos e insumos agropecuários entre o Estado do Paraná e São Paulo, mais especificamente nos municípios paranaenses de Jacarezinho, Ribeirão Claro, Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos, Joaquim Távora além de Santana do Itararé e Salto do Itararé, no Estado de São Paulo.

Nesta operação foram verificados os documentos sanitários e fitossanitários obrigatórios que devem acompanhar as cargas, como a Guia de trânsito Animal (GTA), a Permissão de Trânsito Vegetal (PTV) e as notas fiscais de produtos e insumos agropecuários.

Para a execução desta operação houve um reforço na equipe de fiscais e assistentes de fiscalização que foram convocados de outras regionais da Adapar, totalizando 27 servidores e permitindo assim uma ação coordenada e com cobertura regional.

Segundo o Supervisor Regional da Adapar em Jacarezinho, Mario Roberto Ferri, responsável pela organização regional da operação, foram fiscalizadas aproximadamente 400 cargas de interesse da defesa agropecuária. Para as irregularidades encontradas foram tomadas as medidas administrativas previstas na legislação, como a lavratura de Autos de Infração, a apreensão e destruição de produtos alimentícios clandestinos, o rechaço de cargas irregulares que tentavam ingressar no território paranaense e a determinação de retorno à origem de cargas irregulares.

RUMO AO RECONHECIMENTO INTERNACIONAL - O Estado do Paraná foi reconhecido nacionalmente, em agosto de 2020, como livre de febre aftosa sem vacinação pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O reconhecimento nacional proíbe o ingresso no estado de animais suscetíveis a febre aftosa proveniente de zona livre de febre aftosa com vacinação, sendo liberado o ingresso destinado direto para o abate, desde que o estabelecimento esteja autorizado pelo Serviço Veterinário Oficial. O reconhecimento nacional é a primeira etapa para o reconhecimento internacional do estado como zona livre de febre aftosa sem vacinação, fato que deverá ocorrer em maio de 2021.