Javali: lançamento de cartilha sobre a espécie invasora 10/08/2020 - 17:40

A Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná (Senar), publicaram recentemente uma cartilha sobre os javalis, sobretudo sobre os prejuízos econômicos, ambientais e sanitários causados pelos animais, que são considerados espécie invasora.

O material tem caráter orientativo e contempla desde o histórico do animal selvagem no Brasil até as normas para o controle populacional de javalis por meio da caça. A elaboração do material surgiu em reunião da Comissão Técnica de Suinocultura da FAEP e, para elaboração, contou com a participação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ibama, Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Instituto Água e Terra do Paraná, Associação Paranaense de Suinocultores, Sistema Ocepar e Exército Brasileiro.

A Adapar realiza vigilância sorológica para Peste Suína Clássica (PSC) na população de suídeos, inclusive os javalis. E, para isso, realiza treinamentos com os manejadores ambientais (caçadores legalizados), treinamentos de educação sanitária (proteção contra zoonoses) e ambiental e de colheita de material para a vigilância da doença.

Fonte: Sistema Faep/Senar, texto adaptado pela Adapar

Acesse a cartilha aqui

GALERIA DE IMAGENS