ADAPAR certifica mais um município ao SUSAF-PR 11/09/2020 - 11:26

No dia 10/09/2020, foi entregue oficialmente ao município de Cascavel o certificado de adesão ao SUSAF-PR  - Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte do Paraná. Duas empresas familiares foram as primeiras a receber a certificação – um entreposto de carnes que produz espetinhos e uma fábrica de conservas, embutidos e defumados. A partir de agora, elas podem comercializar seus produtos para todo o Paraná.

Para o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, o credenciamento do município é um reconhecimento da competência técnica dos profissionais que integram o serviço de inspeção. Segundo o Secretário Ortigara, a iniciativa possibilita a ampliação do horizonte comercial da agroindústria familiar paranaense.

“É uma forma de gerar riquezas e agregar valor aos produtos. As empresas podem crescer, aumentar a linha de produção e ter mais oportunidades. Em breve, perceberemos um movimento importante com dezenas de agroindústrias familiares prosperando e melhorando as suas condições”, afirmou. “Quanto mais a gente processa e agrega valor, vai se apropriar um pouco mais do preço final e isto facilita o crescimento econômico, gera oportunidades, emprega gente, paga tributos, enfim, movimenta a economia.”

Segundo o Presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins, isso é fruto de um imenso trabalho realizado pela Comissão Técnica composta por profissionais da Adapar, IDR e Seab, junto ao Serviço de Inspeção Municipal, para que, desta forma as empresas aderidas possam vender seus produtos além dos limites do município.

O programa é destinado, especialmente, à agroindústria familiar e às de pequeno porte. Para que os estabelecimentos recebam o selo Susaf-PR, eles precisam estar registrados nos Serviços de Inspeção Municipais (SIM). Até então, se quisessem vender fora dos municípios de origem, os estabelecimentos precisavam estar registrados no Serviço de Inspeção Estadual – SIP/POA.
Cascavel é o segundo município do Estado a conquistar a certificação. O primeiro foi Francisco Beltrão. Ambos comprovaram o atendimento às normas estabelecidas pelo programa, com serviço de inspeção eficiente e bem estruturado, para garantir produtos de qualidade.