Notícias

20/12/2019

Termina hoje (20/12) a campanha de atualização de rebanho

Encerra hoje a campanha de atualização de rebanho que substituiu pela primeira vez as campanhas de vacinação contra febre aftosa no estado do Paraná, que não vacina mais o rebanho bovino e bubalino. A campanha teve duração de 50 dias, teve início em 1º de novembro e foi prorrogada até o dia de hoje.

A atualização é obrigatória (Decreto Estadual 12.029/2014) para os produtores rurais que detêm sob sua responsabilidade animais de interesse econômico de qualquer espécie, como bovinos, bufalinos, cabras, ovelhas, suínos, cavalos, jumentos, mulas, galinhas, peixes e abelhas.

“Para que tenhamos controle e rastreabilidade do nosso rebanho, é preciso que saibamos quantificar e localizar os animais do Estado, precisamos ter em vista a qualidade e a excelência exigidas pelo mercado”, afirma o gerente de Saúde Animal da Adapar, Rafael Gonçalves Dias.

O índice estadual de comprovação até o dia de hoje é de 83%. A partir de amanhã (21), todas as explorações pecuárias que não foram comprovadas, terão a emissão da Guia de Trânsito Animal bloqueada. Além disso, não será possível a comprovação de forma on line ou nos sindicatos rurais e Escritórios de Atendimento dos Municípios, somente nas Unidades Locais de Sanidade Agropecuária da Adapar.

Fonte: Adapar

Recomendar esta notícia via e-mail:
Topo