Notícias

13/12/2019

Campanha de Atualização de Rebanhos: resultados parciais

Termina no próximo dia 20/12 o prazo para os pecuaristas do Paraná atualizarem seus rebanhos junto à Agência de Defesa Agropecuária do Paraná - Adapar. O prazo, que venceria dia 30/11, foi prorrogado.

Há uma semana da finalização da campanha de atualização de rebanhos no Paraná, os resultados parciais são de 72,6% de comprovação. As espécies com maior índice de comprovação são a bubalina (91,8%) e bovina (81,1%).

Trata-se de um processo novo, que abrange todas as espécies animais com interesse econômico. O sistema utilizado na campanha, desenvolvido pela Celepar, tem passado por melhorias e adequações, tanto para facilitar o processo para o produtor rural, como para os gestores do processo.

“Consideramos que há um bom engajamento dos produtores rurais e, tendo em vista que o Paraná se caracteriza por ter muitas propriedades pequenas, este resultado está compatível com o esperado. Entretanto, acreditamos que ao final da campanha, atingiremos um bom percentual de comprovação”, relata Rafael Gonçalves Dias, gerente de Saúde Animal da Adapar.

Porém, o produtor rural que não realizar a atualização dentro do prazo estipulado pela Adapar, poderá ser autuado e multado, além de não poder movimentar seus animais, por ter bloqueado o processo de emissão da Guia de Trânsito Animal – GTA.

Para atualizar o rebanho no Paraná, acesse o link: http://www.produtor.adapar.pr.gov.br/comprovacaorebanho

Fonte: Adapar

Recomendar esta notícia via e-mail:
Topo