Notícias

04/10/2019

Adapar realiza curso de Certificação Fitossanitária em Guaratuba

Entre os dias 25 e 26 de setembro a Adapar realizou, no Auditório Municipal, em Guaratuba, o 77º Curso de Certificação Fitossanitária de Origem e Consolidada - Banana e Uva. O objetivo foi capacitar Engenheiros Agrônomos, tornando-os aptos à habilitação para emissão do Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado (CFOC), de acordo com a Instrução Normativa MAPA no 33/16.

Foram recebidas 30 inscrições de profissionais dos estados do Paraná e Santa Catarina.
Também foram capacitados e aperfeiçoados 7 Fiscais de Defesa Agropecuária que atuam na fiscalização do sistema estadual de certificação fitossanitária de origem, na promoção da sanidade da fruticultura  e na emissão das Permissões de Trânsito de Vegetais (PTV).

O primeiro dia do curso foi dedicado à orientação geral dos profissionais, com palestras relacionadas a normas internacionais e certificação, procedimentos de habilitação do RT, inscrição de UP e UC, trânsito de vegetais e utilização do sistema SDSV. Já o segundo dia foi voltado às Pragas Quarentenárias Presentes (PQP) Mycosphaerella fijiensis (Sigatoka Negra), Ralstonia solanacearum raça 2 (Moko da Bananeira) e Xanthomonas campestris pv. viticola (Cancro Bacteriano da Videira), além da praga Opogona sacchari (Traça da Bananeira), a qual é objeto de certificação fitossanitária de frutos de banana destinados à exportação.

Nesse segundo dia os profissionais também participaram das práticas de campo, onde receberam instruções sobre os procedimentos a serem adotados nas casas de embalagem de bananas e monitoramento da Sigatoka Negra.

A realização do evento somente foi possível graças ao envolvimento de toda a equipe da Gerência de Sanidade Vegetal, inclusive dos FDA de diferentes URS, que contribuíram na divulgação do evento.

A disponibilização com antecedência de materiais de estudo e apoio foi um diferencial muito bem recebido e elogiado pelos profissionais cursistas, que destacaram a qualidade, a didática e o caráter prático do evento.

Os certificados de conclusão do curso serão emitidos em parceria com Escola de Gestão do Paraná, possibilitando que o interessado imprima seu certificado por meio de qualquer ponto com acesso à internet. 

Os profissionais interessados em participar de outros cursos CFO/CFOC podem registrar sua demanda na página dos Cursos de Certificação Fitossanitária de Origem no portal da ADAPAR na Internet > Cursos Adapar

 

Foram parceiros da Adapar no evento:

  • Instituto Agronômico do Paraná – IAPAR
  • Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios - APTA
  • Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – EPAGRI
  • Secretaria da Administração e da Previdência – Escola de Gestão do Paraná
  • Prefeitura Municipal de Guaratuba

 

*ADAPAR/Coordenações: Certificação e Rastreabilidade Vegetal, Vigilância e Prevenção de Pragas da Fruticultura e Trânsito Vegetal.

 

Fonte: Adapar

Recomendar esta notícia via e-mail:
Topo