Notícias

02/10/2019

I Encontro de Vigilância e Prevenção da Raiva

A Adapar, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado do Paraná - SESA, realizou o I ENCONTRO PARANAENSE DE VIGILÂNCIA E PREVENÇÃO DA RAIVA, no município de Medianeira.  O evento contou com a presença de produtores rurais, médicos veterinários e demais técnicos de secretarias municipais de saúde, vigilâncias sanitárias e da Adapar atuantes nos municípios da região.

O Encontro, que recebeu o apoio do CRMV-PR, ocorreu no último dia 25 de setembro, na Associação Recreativa dos Funcionários da Cooperativa LAR e teve a presença de 122 participantes. Na ocasião foram abordadas as atividades da Adapar e da SESA na vigilância e controle da Raiva e também foi apresentado o relato dos casos de raiva no município vizinho - Serranópolis do Iguaçun - que ocorreram em 2018.

O evento ocorreu em alinhamento com as atividades do Dia Mundial Contra a Raiva que é comemorado no dia 28 de setembro no mundo inteiro por meio de atividades diversas em prol da prevenção da Raiva. Seu objetivo foi sensibilizar a todos os envolvidos sobre a importância do seu papel na prevenção, reconhecimento e controle da raiva dos herbívoros. Entre as principais orientações transmitidas, são destaque: a necessidade manter seus animais sempre vacinados contra a raiva;  a importância de comunicar a Adapar quando algum animal se apresentar caído ou com dificuldade de locomoção e também no caso de suspeita de que  algum local da propriedade possa estar servindo de abrigo para morcegos.

A raiva é uma doença fatal que acomete os animais e também o homem. Neste ano de 2019 já foram analisadas amostras de 274 animais suspeitos de raiva no Paraná, dos quais 76 resultaram positivas para a doença.

Fonte: Adapar :: Ricardo G V Vieira – Médico Veterinário FDA – GSA

Recomendar esta notícia via e-mail:
Topo