Notícias

20/09/2019

Adapar participa de Workshop sobre doenças virais em Toledo organizado pela ABCS

A Adapar, por meio da Coordenação de Sanidade dos Suínos, realizou no dia 09 de setembro, Palestra sobre “Atuação do Serviço Veterinário Oficial – SVO no atendimento as enfermidades de notificação obrigatória”. O evento foi organizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos - ABCS em Toledo e teve a presença de mais de 180 participantes entre suinocultores, médicos veterinários e estudantes no auditório da Pontifícia Universidade Católica.  

A renomada docente Profª Drª Masaio Mizuno Ishizuka apresentou atualizações sobre as pandemias atuais que assolam a suinocultura no país e no Mundo, tais quais a Peste Suína Clássica, Doenças Vesiculares, Peste Suína Africana, entre outras. 

Segundo João Humberto Teotônio de Castro, coordenador do programa de sanidade dos suínos, o grande ganho de eventos como este é a interação com os principais entes da cadeia como Associação de Produtores (APS), associação de médicos veterinários (ABRAVES), federação da agricultura (Faep), prefeituras, universidades, Mapa e Adapar, entre outras. O fortalecimento desta parceria-público privada, do setor, permite mitigar os riscos da entrada dessas enfermidades no Estado do Paraná.

“A sensibilização tanto dos produtores quanto dos profissionais da iniciativa privada, para a importância das notificações de enfermidades é estratégica para o SVO, para aumentar a sensibilidade da vigilância nas ocorrências das doenças na suinocultura. E ainda o sucesso na contenção de uma doença é inversamente proporcional a demora nos seu diagnóstico e intervenção por parte da Defesa Agropecuária”, afirma Teotônio.

Os Fiscais das Unidades Regionais de Toledo e Cascavel também participaram do importante evento. A ABCS fará eventos parecidos em mais 13 estados da Federação com o mesmo objetivo.

Fonte: Adapar

Recomendar esta notícia via e-mail:
Topo