Notícias

14/08/2019

Adapar aprimora sistemas de fiscalização do trânsito agropecuário

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná - Adapar aprimorou o Sistema de Trânsito Agropecuário – Sistran, com um conjunto de projetos desenvolvidos para melhorar, gerenciar e consolidar as atividades realizadas por veterinários, agrônomos e técnicos agropecuários da Adapar em todo o Estado.

O projeto denominado “Corredores Sanitários” atende às exigências estabelecidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, sendo uma das soluções de vital importância para que o Estado evolua para “livre da febre aftosa sem vacinação”. 

A fiscalização efetiva impacta diretamente na economia do Estado, pois evita a introdução de pragas e doenças que possam causar algum tipo de dano ao ambiente ou à população. No trânsito animal, o sistema engloba informações sobre o destino e condições sanitárias, bem como a finalidade do transporte animal, preservando a qualidade dos produtos. Por meio da confirmação de saída de cargas em trânsito, a nova solução garante o acompanhamento da carga de interesse, para que não permaneçam animais dentro do Estado do Paraná por mais de 24 horas do seu ingresso declarado em um Posto de Fiscalização do Trânsito Agropecuário.

 A partir das informações de trânsito disponíveis no sistema e com um BI - solução de Business Intelligence, permitirá mapear e monitorar os principais corredores sanitários do Estado para entrada e saída de animais suscetíveis à febre aftosa.

De acordo com Henrique Americo Ribas, Analista de Sistemas da Celepar, estão sendo realizados os últimos ajustes para que o projeto possa entrar em funcionamento.

Fonte: Celepar e Adapar

Recomendar esta notícia via e-mail:
Topo