Notícias

12/08/2019

Inicia hoje o simulado de febre aftosa no Paraná

Inicia hoje (12), o simulado em emergência sanitária para atendimento de foco de febre aftosa. Autoridades participam da abertura em um hotel da região metropolitana de Curitiba.

A abertura do evento iniciou as 8h30 com explanações de autoridades do Ministério da Agricultura, Pecuária e abastecimento – Mapa, do Centro Panamericano de febre aftosa – Panaftosa, da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná – Adapar, do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID e demais autoridades presentes.

O simulado faz parte do Plano Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa - Phefa, com a Coordenação Técnica do Comitê Veterinário Permanente do Mercosul (CVP/Mercosul) e Centro Pan-Americano de Febre Aftosa - Panaftosa.

Participam do simulado 160 profissionais, entre eles, 64 fiscais da Adapar, 38 servidores estaduais de outras Unidades da Federação, 37 do Mapa, 7 da Defesa Civil, 2 da prefeitura de São José dos Pinhais e 12 profissionais de outros países como Argentina, Uruguai, Bolívia, Chile e Paraguai.

O treinamento simulado terá atividades teóricas e práticas que mimetizam um foco de febre aftosa, abordando a os procedimentos de diagnóstico, colheita de amostras, investigação epidemiológica, rastreabilidade, sistema de informação e registro de investigações, medidas de biossegurança, procedimentos de contenção e erradicação, seguindo as diretrizes do Plano Nacional de Contingência para a doença, integrante do Pnefa.

Fonte: Adapar

Recomendar esta notícia via e-mail:
Topo