Notícias

24/05/2019

Horta terapêutica do Asilo São Vicente recebe visita de técnicos da Adapar

O Asilo São Vicente de Paulo recebeu na terça-feira, dia 21 de maio, a visita de técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná – Adapar, que estiveram na instituição para conhecer a horta terapêutica.

Além de produzir hortaliças saudáveis e sem veneno, utilizadas na alimentação das idosas, a horta é um espaço de estímulo da coordenação motora e da cognição das moradoras, que também colaboram na plantação e na colheita.

A Adapar é uma autarquia do Governo do Estado do Paraná, criada em 2011, vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná – SEAB. A visita é parte da política de responsabilidade socioambiental da agência, que comemora seu 7º aniversário promovendo ações solidárias de impacto social, como forma de incentivar e apoiar o envolvimento de seus servidores em atividades voluntárias na comunidade local.

Os servidores colheram e plantaram hortaliças junto com algumas das moradoras. “Com esta ação de cidadania foi possível oportunizar aos servidores a compreensão do trabalho voluntário em uma realidade tão próxima da nossa vida cotidiana como o Asilo, sendo possível contribuir com a promoção do bem-estar das idosas e estabelecer vínculos de solidariedade” afirmou Clarice Santos Maciel.

Outras servidoras também manifestaram seu sentimento sobre a experiência. “Foi gratificante perceber o quanto um pouco de carinho e atenção podem alegrar uma pessoa, não só a que recebe, mas também quem está dando um pouco do seu tempo para ajudar o próximo”, disse Suzana Carvalho. Para Elzira Pierre, a experiência foi importante “para que cada um se coloque no lugar do outro e também agradeça pelo que tem”. Para Elenice Amorim, a ação foi “importante conhecer as limitações e perceber que cada um consegue fazer as coisas a seu modo e a seu tempo”. E Patrícia Muzolon disse que foi uma “Boa experiência para lembrar a importância de realizar trabalhos voluntários.

A Adapar também está promovendo uma ação de arrecadação de produtos de higiene, como fraldas geriátricas e lenços umedecidos, que serão entregues ao Asilo no dia 4 de junho.

Nossos agradecimentos aos servidores da Adapar pela manhã agradável que proporcionaram a nossas idosas e pela campanha de arrecadação que irá beneficiar as 150 moradoras.

Fonte: ASP

Recomendar esta notícia via e-mail:
Topo