Notícias

13/05/2019

Começa nesta terça em Paranavaí o primeiro fórum Paraná livre de febre aftosa sem vacinação

Iniciam nesta terça (14) em Paranavaí, os fóruns “Paraná livre de febre aftosa sem vacinação”. Os eventos têm o objetivo de comunicar à sociedade, principalmente aos pecuaristas, o que acontece após a suspensão da vacina contra febre aftosa no Paraná.

Serão realizados seis fóruns sendo o primeiro em Paranavaí, no Centro de Eventos Armando Trindade Fonseca. Após, serão realizados em Cornélio Procópio (15), Guarapuava (21), Pato Branco (22), Cascavel (23) e Curitiba (29). Além dos produtores, estarão presentes entidades e lideranças do setor agropecuário, técnicos, estudantes e representantes do poder público.

Os eventos são promovidos pelo governo do Estado, com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab); Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Sistema Faep/Senar, Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep), Emater e Sistema Ocepar, além de entidades locais que apoiam com recursos físicos, como a Prefeitura Municipal de Paranavaí, Sociedade Rural de Cornélio Procópio, Fiep, Unicentro e Sociedade Rural de Pato Branco.

Em maio o Paraná está realizando a campanha nos bovinos e búfalos de até 24 meses, e a dose é de 2 ml. A campanha de vacinação vai até o dia 31 de maio, depois será suspensa a imunização em todo o estado.

Após a publicação de um ato normativo, a ser expedido pelo Ministério da Agricultura em setembro, o status do Paraná mudará para área livre febre aftosa sem vacinação e a Organização Mundial de Saúde Animal reconhecerá a condição do Estado.

Fonte: Adapar

Recomendar esta notícia via e-mail:
Topo