Notícias

06/03/2019

Adapar Realiza a Terceira Reunião do Grupo Gestor Estadual para discutir a Suspensão da Vacina contra Febre Aftosa

O Grupo Gestor Estadual do Plano Estratégico 2017-2026 do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), se reuniu no dia 26 de fevereiro, na sede da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná – Adapar. Esta foi a terceira reunião do grupo, composto por representantes de instituições públicas e privadas, ligadas ao setor pecuário.

Participaram representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa, Organização da Cooperativas do Paraná – Ocepar, Federação da Agricultura do Estado do Paraná - Faep e gestores da Adapar. A reunião teve como pauta as estratégias para a retirada da vacina contra febre aftosa, tendo como principais temas as condições para possibilitar a suspensão dentro do cronograma do Bloco I e as formas de comunicação sobre a suspensão da vacina e atualização de cadastros das explorações pecuárias do Estado.

Plano Estratégico Nacional

Plano Estratégico de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) prevê a retirada total da vacinação no país até 2023. Os estados foram divididos em cinco blocos pecuários para que seja feita a transição de área livre da aftosa com vacinação para sem vacinação. Integram o Bloco I, Acre e Rondônia; o Bloco II: Amazonas, Amapá, Pará e Roraima; o Bloco III: Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte; Bloco IV: Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe e Tocantins, e; Bloco V: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Fonte: Adapar

Recomendar esta notícia via e-mail:
Topo