Notícias

08/02/2019

Protocolos de atendimentos às lesões vesiculares em suínos no Estado do Paraná é tema de reunião do COESUI

No dia 06/02/2019, a Adapar coordenou a reunião extraordinária do Comitê Estadual de Sanidade Suídea – COESUI. A reunião ocorreu no Show Rural de Cascavel, e contou com a presença da iniciativa privada e técnicos da Adapar das regionais de Cascavel e Toledo. A pauta foi direcionada sobre os protocolos de atendimentos as lesões vesiculares em suínos no Estado do Paraná.

Segundo o Gerente de Saúde Animal da Adapar, Rafael Gonçalves Dias, as ações de vigilância e prevenção de doenças de notificação obrigatória em suínos, constituem um dos pilares para manutenção e avanço de status sanitários da atividade agropecuária do Estado. A retirada de vacinação contra febre aftosa em 2019 exigirá o máximo de atenção para doenças vesiculares nas espécies suscetíveis.

 

COESUI

O Comitê Estadual de Sanidade Suídea – COESUI tem como objetivo geral propor medidas e ações direcionadas à proteção e aprimoramento das práticas de defesa sanitária dos suínos. A finalidade é assegurar que todas as medidas sejam tomadas com maior rigor científico no âmbito estadual, podendo ser descentralizado a nível local e regional por meio de sub-comitês, cuja função é a de discutir, propor e executar ações.

Fonte: Adapar

Recomendar esta notícia via e-mail:
Topo