Notícias

04/12/2018

Adapar Realiza II° Seminário de Apicultura de Cruz Machado

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná – Adapar, realizou em conjunto com o Sindicato Rural dos Trabalhadores em 28 de novembro de 2018, o II°Seminário de Apicultura de Cruz Machado. O evento ocorreu o Anfiteatro da igreja dos Luteranos do município e contou com 150 ouvintes. Houve participação de instituições públicas e privadas como: Breyer Naturais e orgânicos, Emater, Apam, representantes da Prefeitura Municipal, Senar, Sicreed, Cresol entre outras.

As palestras abordaram os seguintes temas: “Saúde e doenças de notificação obrigatórias das abelhas”, “Importância da defesa sanitária e da vigilância ativa das abelhas”, “Boas práticas de produção no apiário”, “Boas práticas de produção na unidade de extração do mel”, “Espécies de abelhas”, “Produção de mel x grãos”, “Dificuldades com agrotóxicos” e “Associativismo”.

Cruz Machado é um município de grande relevância na produção de mel do Estado do Paraná. O Seminário tem como principal objetivo o aumento da produção de mel, com qualidade, por meio da informação e conhecimento oferecidos aos apicultores locais.

“As boas práticas na apicultura são as ações desenvolvidas pelo apicultor em suas atividades que visam melhorar os processos produtivos em seus apiários, diminuindo os riscos de contaminação dos produtos, garantindo produtos saudáveis com qualidade”, afirma Ernesto D.H. Breyer, um dos palestrantes.

A Fiscal da Adapar, Jurema Iara Luz, que abordou os aspectos de vigilância de doenças das abelhas, afirma que é fundamental o conhecimento das ações da Adapar na apicultura, para prevenção, controle e erradicação de doenças e ocorrências nesta tão importante cadeia.

Fonte: Adapar

Recomendar esta notícia via e-mail:
Topo