Notícias Adapar participa de II Simpósio Paranaense de Saúde Única 29/11/2018

Foi realizado em 28 de novembro no anfiteatro Tuca da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Curitiba, o II Simpósio Paranaense de Saúde Única. O encontro foi organizado pela Comissão Estadual de Saúde única do Conselho Regional de Medicina Veterinária Estado do Paraná – CRMV-PR, e contou com 300 ouvintes e com a participação de representantes de diversos órgãos, que contribuíram para uma discussão de alto nível sobre Combate à Resistência aos Antimicrobianos.

A temática abordada se insere na estratégia de Saúde Única (One Health) apoiada pela Organização das Nações Unidas - ONU, Organização Mundial da Saúde - OMS, Organização das Nações Unidas da Agricultura e Alimentação - FAO e Organização Internacional de Saúde Animal - OIE, que promove a interface entre as instituições que regem a saúde animal, humana e ambiental.

A resistência aos antimicrobianos vem sendo discutida como um problema grave devido ao mal-uso, causando em um curto período, bactérias resistentes às moléculas mais novas. Portanto, existe uma responsabilidade compartilhada e ações a serem tomadas em conjunto no combate a resistência aos antimicrobianos, passando por casas agropecuárias, produtores rurais, agentes de meio ambiente, médicos, veterinários e sociedade em geral.

Os palestrantes foram unânimes em mencionar a necessidade de total integração entre os órgãos públicos e privados vinculados na saúde humana, animal e ambiente, otimizando ações de pesquisa, controle do uso e indicações de antimicrobianos. As palestras apresentadas foram: Plano nacional de ação; perspectiva global; legislações no Paraná; perspectiva ambiental; ecotoxicologia; políticas internacionais; lições aprendidas pelo Reino Unido; sistemas integrados de vigilância; saúde pública.

Fonte: Adapar

Recomendar esta notícia via e-mail:
Topo