Notícias

12/06/2018

Adapar Participa do 6º CNDA na Bahia

Durante a 6ª Conferência Nacional de Defesa Agropecuária, realizado em Salvador - BA entre os dias 5 e 7 de junho, foram apresentados e discutidos resultados relevantes para a Defesa Agropecuária. O evento contou com palestras, mesas redondas e encontros técnicos, com o objetivo de realização de intercâmbio de informações entre fiscais agropecuários, pesquisadores, extensionistas, estudantes, produtores, técnicos e ONGs ligadas ao setor.

O evento foi realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA/CNPMF, pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC) em parcerias com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e ainda o Governo do Estado da Bahia.

 Durante a realização da 6ª CNDA, ocorreu a reunião do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária – FONESA, onde foram apresentados e discutidos, dentre outros temas, as próximas ações a serem implementadas para a melhoria dos serviços de defesa visando a conquista de novos status sanitários para o Brasil, dentre eles a retirada gradual da vacinação contra febre aftosa, conforme cronograma apresentado pelo Ministério da Agricultura. Ainda nessa reunião foram apresentados pelo Gerente de Apoio Técnico da Adapar o sistemas utilizados pela agência no atendimento às exigências do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA). Como resultado da apresentação foi aprovado um questionário para o diagnóstico da situação de todos os órgãos estaduais de defesa agropecuária em relação ao tema com a finalidade de uma padronização para melhor atendimento das demandas do referido programa.

No primeiro dia do evento, o Diretor Presidente da Adapar e Presidente do FONESA, Sr. Inácio Afonso Kroetz, realizou a apresentação sob o tema “Desburocratização e Eficiência do Sistema de Defesa Agropecuária” demonstrando a evolução da defesa e o crescimento dos desafios enfrentados, citando experiências ocorridas nos últimos 6 anos a frente da agência paranaense.  Além do Diretor Presidente, compuseram a delegação o Gerente de Apoio Técnico, Allan Gabriel Campos Pimentel e as Fiscais de Defesa Agropecuária Elzira Jorge Pierre, Marlene Soranso, Losani Perotti e Claúdia Guebara.

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.