Notícias

05/04/2018

Servidores da Adapar são Capacitados em Emergências Fitossanitárias

No período de 19 a 26 de março, na cidade de Porto Velho-RO, 2 servidores da Adapar foram capacitados para atuarem em casos de emergências fitossanitárias. O curso foi realizado pela Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (IDARON), em parceria com o MAPA, CEPLAC e ADAB. Participaram também, fiscais das agências de defesa agropecuária dos estados da Bahia, Amazonas, Acre, Mato Grosso do Sul e Pará.

O treinamento foi modulado em sistema de imersão (plantão permanente), com uma parte teórica e simulados de gabinete e campo, onde os técnicos participaram de palestras sobre sanidade vegetal, manejo integrado de pragas e vigilância fitossanitária, além da simulação de ações práticas em campo, a serem adotadas em caso de detecção de foco de praga quarentenária ausente.

Ao longo da programação os participantes foram submetidos a situações onde foi necessária a elaboração de planos de ação, deslocamento a propriedades, inspeções, coleta de amostras, delimitação de perifocos, aplicação de ferramentas de sensoriamento remoto, procedimentos investigatórios e tomada de decisões, tudo considerando a legislação vigente.

Segundo o Gerente de Sanidade Vegetal da Adapar, Marcilio Martins Araujo, o objetivo do curso foi trazer para a Adapar conhecimentos a fim de elaborar e executar planos de ação visando o enfrentamento de possíveis emergências fitossanitárias, promovendo de maneira eficaz a contenção, supressão ou erradicação de pragas quarentenárias, resguardando o patrimônio fitossanitário paranaense.

Texto elaborado pelos fiscais Paulo J. Pazin Marques e Juliano F. Galhardo

Fonte: Adapar

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.