Notícias

20/02/2018

O Brasil Livre de Febre Aftosa

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), após reunião da Comissão Científica para enfermidades dos animais, ocorrida no período de 12 a 16 de fevereiro, aceitou a solicitação do Brasil para o reconhecimento de País Livre de Febre Aftosa Com Vacinação.

A comissão científica examinou a recomendação emitida pelo grupo ad hoc que avalia os status sanitário dos países signatários da OIE, ao qual o Brasil faz parte. A solicitação formalizada pelo governo brasileiro em setembro de 2017, foi pautada em um trabalho sério e estratégico que vem sendo desenvolvido há muitos anos e teve abrangência em todo território nacional.

O diretor presidente da Adapar, Inacio Kroetz, afirma que este reconhecimento era esperado e, que o novo status de país livre de febre aftosa com vacinação, fortalece ainda mais o atingimento da meta de livre sem vacinação, principalmente pelo Paraná. “Estamos solicitando que reconhecimento de Estado livre de febre aftosa sem vacinação seja concedido ao Paraná em 2019”, afirma Kroetz.

Segundo a comissão científica da OIE, o Brasil cumpre os requisitos para o reconhecimento de zona livre de febre aftosa, em atendimento ao artigo 8.8.3 do Código Terrestre e recomenda que este reconhecimento seja outorgado na 86º Assembleia Mundial da OIE, que ocorrerá em maio de 2018.

Fonte: Adapar

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.