Notícias

15/12/2017

Como Notificar Ocorrência de Doenças nos Animais?

A Organização Mundial de Saúde Animal revê anualmente a lista de doenças de notificação obrigatória dos animais. No Brasil, o Ministério da Agricultura, por meio da Instrução Normativa 50 de 2013, estratificou a lista em 4 categorias, 3 de notificação imediata ao serviço veterinário oficial e 1 de notificação mensal.

A vigilância epidemiológica passiva, baseada na informação proveniente de produtores rurais, universidades, laboratórios, veterinários da iniciativa privada ou qualquer cidadão, deve ser oportuna. Para que a investigação por parte do serviço oficial se dê de forma ágil e efetiva, as ocorrências ou suspeitas de ocorrência de doenças devem chegar ao conhecimento dentro dos prazos previstos, que é de 24 horas para as doenças de notificação imediata e, até o dia 10 do mês subsequente à ocorrência, nas de notificação mensal.

Para facilitar a captação de informações nos casos de notificação imediata, foi disponibilizado o Form Notifica (acesse aqui), que deve ser preenchido e encaminhado em até 24 horas à Unidade Local de Sanidade Agropecuária (ULSA) da Adapar mais próxima (Nossas Unidades). Para notificação de doenças de categoria 4 (mensal), os médicos veterinários da iniciativa privada cadastrados na Adapar, inserem as informações na ficha epidemiológica mensal online.

Fonte: Adapar

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.