Notícias

22/11/2017

Cargas Vistoriadas nos Postos de Fiscalização da Adapar chegam a 100 mil em 2017.

A Adapar contabilizou no dia 14 de novembro (último), o número de 100 mil cargas vistoriadas nos Postos de Fiscalização do Trânsito Agropecuário - PFTA, em 2017.
Uma das inovações na estrutura de fiscalização agropecuária do Estado que foram implementadas com o surgimento da Adapar, foi a criação de uma gerência específica para tratar dos assuntos relacionados ao trânsito de animais, vegetais, produtos e subprodutos de origem animal e insumos agropecuários, denominada Gerência de Trânsito Agropecuário - GTRA.

A GTRA é uma gerência que atua de modo a colaborar com os programas das gerências de saúde animal, sanidade vegetal e de inspeção de produtos de origem animal, conferindo transversalidade nas atividades da agência.

Dentre as atividades desenvolvidas pela GTRA, a fim de otimizar e aprimorar a fiscalização do trânsito agropecuário, foram implementadas ferramentas importantes, como o manual de procedimentos de fiscalização, avanços na área de informática e capacitação dos servidores. Estas ações têm conferido bons resultados para defesa agropecuária.

O número de cargas vistoriadas vem aumentando ano a ano. Em 2015 foram vistoriadas 67.422 cargas, já em 2016 este número teve um acréscimo de mais de 41%, atingindo 95.374 cargas vistoriadas. “O número de 100.000 cargas vistoriadas em 2017 é expressivo, e, é fruto dos avanços conquistados nos últimos anos, com reformas, construções, implantações de novos PFTA e ampliação do quadro funcional” comenta o gerente da GTRA da Adapar, Muriel Alessandro Moreschi.

A Carga de nº 100.000 foi registrada no Sistema Informatizado de Postos de Fiscalização Sanitária e Fitossanitária da Adapar (Sistran) pelo Assistente de Fiscalização Rodrigo José Tonial no PFTA de Vitorino, Unidade Regional de Pato Branco. “A expectativa é de atingirmos em torno de 120 mil cargas vistoriadas ao final de 2017”, relata Moreschi.

O incremento nas fiscalizações realizadas nas cargas que ingressam e transitam pelo estado demonstra o compromisso da Adapar em estabelecer um ambiente mais seguro para os produtores paranaenses.

Fonte: Adapar

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.