Notícias

20/11/2017

Adapar Promove Treinamento para Emissão de Permissão de Trânsito Vegetal eletrônica no Litoral.

A Unidade Regional da Adapar de Paranaguá promoveu em 09 de novembro, um treinamento para produtores rurais que trabalham com Certificação Fitossanitária de Origem (CFO) no Sistema de Mitigação de Risco para Sigatoka-Negra (SMRSN). O objetivo foi de orientar os produtores a como solicitar a Permissão de Trânsito Vegetal eletrônica (e-PTV) pelo Sistema de Defesa Sanitária Vegetal (SDSV), no módulo produtor rural.

Toda a carga de banana produzida no Paraná e destinada para fora do estado, deverá ser acompanhada de PTV, que será emitida pela Adapar a partir da Certificação da Unidade de Produção (UP).

Anteriormente, a solicitação da PTV via sistema estava liberada somente para o responsável técnico da UP e, a partir deste mês, o módulo para produtor foi ativado no sistema. Assim o produtor rural que tenha uma UP, pode entrar e fazer solicitação da PTV, que será liberada pelo Fiscal de Defesa Agropecuária (FDA) da Adapar e, o produtor poderá fazer impressão da mesma no sistema sem necessidade de ir até a unidade local da Adapar.

Estiveram presentes no treinamento, 17 produtores rurais com UP de bananas cadastradas na Adapar. Os participantes acessaram o sistema com seus notebooks, e todos concluíram a solicitação de PTV com seu login e senha, sem dificuldades. O sistema, de fácil compreensão e manuseio, também foi acessado por alguns produtores, com sucesso, por meio de smart phones. “Esta forma de emissão vai facilitar muito a destinação das cargas para fora do estado”, disse um dos participantes.

“Esta é uma nova etapa para facilitar a emissão de documentos oficiais dentro da Adapar, que visa a rapidez, desburocratização e a maior participação do produtor rural”, afirmou Muriel Moreschi, gerente de Trânsito Agropecuário da Adapar.

A Sigatoka-Negra é uma doença quarentenária que infecta a cultura da banana. O litoral do Paraná é maior região produtora de banana do Estado com produção anual de 150.000 toneladas.

Fonte: Adapar

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.