Núcleo de Controle Interno

O Núcleo de Controle Interno realiza diligências nos processos da Adapar  para verificar se os procedimentos internos estão em conformidade com leis e regulamentos internos e externos da administração pública estadual. As diligências buscam garantir o melhor resultado global da Adapar e para tal, utiliza as competências definidas no regulamento interno do Decreto Estadual n.º 4377 de 24/04/2012.

O regulamento permite uma ampla atuação no assessoramento aos gestores, o estímulo à observância de normas e a proposição de ações que resultem em melhor desempenho da Adapar.

Cabe ao NCI a avaliação do cumprimento das metas definidas no Programa de Governo que foram estabelecidos no Plano Plurianual (PPA), na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). A avaliação é manifestada por meio de parecer do controle interno, integrando a Prestação de Contas  dos Órgãos e Entidades do Poder Executivo Estadual, ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). 

O Núcleo de Controle Interno mantém vínculo com  a Controladoria Geral do Estado (CGE), que executa as ações da Estrutura de Controle do Poder Executivo Estadual constituído pelo Sistema de Controle Interno, Sistema de Transparência e Controle Social, Sistema de Corregedoria e Sistema de Ouvidoria.

A Estrutura de Controle tem a importante missão de garantir a transparência, o acesso à informação, a prevenção à corrupção, a eficácia, a eficiência e a economicidade da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos do Poder Executivo Estadual.

Legislação Específica

Recomendar esta página via e-mail:
Topo