Paraná recebe parecer favorável da OIE para novo Status de febre aftosa e para reconhecimento de zona livre de PSC. 11/03/2021 - 16:03

A Comissão Científica para enfermidades animais da Organização Mundial de Saúde Animal – OIE, deu parecer favorável para o reconhecimento internacional do Paraná como livre de febre aftosa sem vacinação. Esta é a penúltima etapa para a chancela definitiva, que será formalizada em maio, na reunião anual da OIE. Esta conquista tem grande importância para a economia estadual e significa que temos como garantir a manutenção deste Status. Desde a década de 60 o Paraná atua com seriedade no combate a aftosa e agora na comprovação da não circulação do vírus.

“A Adapar parabeniza o trabalho e comprometimento dos servidores da Adapar, que junto aos produtores e iniciativa privada, tornaram o Estado uma referência em termos de produção e sanidade agropecuária. Lembramos que a conquista iniciou há mais de 50 anos com servidores pioneiros, hoje aposentados ou que não estão mais entre nós, e que vivenciaram tempos difíceis no início dos trabalhos.  Nosso reconhecimento ao Médico Veterinário Inácio Afonso Kroetz, primeiro Diretor Presidente desta Agência, Diretorias, Gerências, Coordenadores, Supervisores Regionais e demais servidores que participaram ativamente da formatação do pleito” relatou Otamir Cesar Martins, Diretor Presidente da Adapar.

Outra conquista foi o parecer favorável da Comissão Científica da OIE para reconhecer o Paraná como zona livre de peste suína clássica independente. Essa classificação retira o Estado de um grupo formado por 14 Unidades da Federação, desta forma, estamos a caminho de termos o Status de zona única independente dos demais entes federativos, o que garante vantagens sanitárias aos produtores locais no mercado internacional.

A todos que contribuíram para estas conquistas nossos sinceros agradecimentos,

Diretoria Adapar