Adapar participa de webinar sobre problemas causados pela cigarrinha-do-milho 24/11/2020 - 17:36

A demanda por milho vem crescendo ano após ano e impactando diretamente o preço do produto. No Brasil, a saca de 60kg fechou o mês de outubro de 2020 cotada a R$ 84,00.  Uma reação ao aquecimento do mercado internacional, aos baixos estoques internos e a forte valorização do dólar frente ao real.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) prevê que a produção brasileira de milho safrinha para o ano 2021 alcance a cifra de 76,7 milhões de toneladas, um crescimento de 2,3% em comparação a 2020. Segundo o Departamento de Economia Rural (Deral), a safra paraense de 2020, para plantio de 2ª safra, alcançou a produção de aproximadamente 12 milhões de toneladas, em uma área de 2,3 milhões de hectares. Vale salientar que esta é a principal safra em área e volume de produção, para o estado do Paraná.  Já para a 1ª safra 2020/21, a produção está estimada em torno de 3,6 milhões de toneladas, em uma área de aproximadamente 360 mil hectares, com produtividade estimada entre 9 e 10 toneladas por hectare.

As altas cotações alcançadas pelo cereal nos últimos anos, em função da grande demanda desse produto quer seja para consumo interno ou exportação, levou o Brasil a produzir duas e até três safras anuais do grão em diversas regiões do país.  Essa intensificação de cultivo de milho, além da presença constante no campo de plantas tiguera (voluntário), criou um ambiente favorável à intensificação da presença de pragas, e consequentemente do aumento das populações de cigarrinha-do-milho e do complexo de doenças de enfezamentos, que podem causar severa redução na produção dos cultivos infectados.

Ações de monitoramento realizadas pela iniciativa privada mostram que a ocorrência dos enfezamentos e os níveis populacionais da cigarrinha-do-milho (Dalbulus maidis) aumentaram em diversos estados brasileiros, principalmente a partir da safra 2015/16. Os maiores surtos foram identificados em regiões da Bahia, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul e no Paraná.

Há bastante tempo, pesquisadores da Embrapa vêm estudando a cigarrinha-do-milho e o complexo de vírus e bactérias que causam enfezamentos. Diversos materiais técnicos já foram publicados para orientar produtores e outros profissionais da área sobre o manejo de doenças disseminadas pela cigarrinha-do-milho.

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) disponibilizou, recentemente, um aplicativo para ajudar no monitoramento do milho tiguera (plantas voluntárias) e da cigarrinha-do-milho, com o objetivo de coletar informações para auxiliar os pesquisadores no desenvolvimento de estratégias adequadas para o manejo fitossanitário desta cultura.

Para tratar destes assuntos, será realizado o Webinar “Manejo fitossanitário dos enfezamentos e da cigarrinha-do-milho”, conforme informações abaixo:

Link para inscrição: https://materiais.croplifebrasil.org/webinar-boas

WEBINAR “MANEJO FITOSSANITÁRIO DOS ENFEZAMENTOS E DA CIGARRINHA-DO-MILHO”

Data: 30/11/2020, das 10 às 12h

PROGRAMAÇÃO

Moderador: Sérgio Abub (Embrapa)

10:00 – 10:20 Abertura

Christian Lohbauer (CropLife Brasil) e Carlos Goulart (MAPA)

10:20 – 10:50   Cigarrinhas e o complexo de enfezamentos do milho

Palestrante: Charles Martins de Oliveira (pesquisador EMBRAPA)

10:50 – 11:10 Boas Práticas para o manejo dos enfezamentos e da cigarrinha-do-milho

Palestrante: Paulo Garollo (Bayer)

11:10 – 11:30 Ações para o monitoramento no Paraná

Palestrante: Marcílio Martins Araújo (ADAPAR)

11:30 – 12:00 Perguntas e Respostas