15 de Abril - Hoje é dia de reflexão sobre Conservação do Solo Agrícola 15/04/2021 - 15:00

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), neste dia 15 de abril, comemorativo ao dia Nacional da Conservação do Solo, enfatiza a importância da união de todas as instituições organizadas, em especial da sociedade, em torno deste tema tão vital para a subsistência humana.

A data alusiva ao Dia Nacional da Conservação do Solo foi instituída com o intuito de desenvolver um pensamento crítico na sociedade sobre a importância da correta utilização do solo, como um recurso natural para a produção de alimentos com sustentabilidade.

No cumprimento da Lei de Preservação do Solo do Estado do Paraná a Adapar, por meio da atuação de sua equipe de Fiscais, com o apoio das instituições que integram o Sistema Estadual de Agricultura, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento – SEAB, do Setor Privado, dos Municípios, Entidades de Classe, Conselhos de Sanidade Agropecuária – CSA, do Ministério Público e a ativa participação dos agricultores, tem desenvolvido importantes ações visando a conservação do solo agrícola.

"Podemos nos orgulhar pelas mudanças alcançadas em conservação de solos mediante a intervenção da equipe de fiscais da Gerência de Sanidade Vegetal da Adapar, tanto em ações relativas à educação sanitária, quanto propriamente na aplicação da lei do uso do solo do Paraná. Com isso temos alcançado bons índices de áreas recuperadas em hectares, e o retorno destes solos em processo de degradação, para o status de solo produtivo.", disse Luiz Renato Barbosa, Engenheiro Agrônomo Coordenador do Programa de Conservação do Solo Agrícola da Adapar